segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Robótica- Plano de Aula



 UnB | UAB | Tecnologias Contemporâneas na Escola 1   

Professora/Professor: RAFAELA DA SILVA SOUSA


Nome da Atividade: ROBÔS EM AÇÃO
 


Fundamentos teóricos: ROBÓTICA

palavras-chave: ARTE EM ROBÓTICA


Objetivos: Desenvolvimento do conhecimento pela arte robótica, pesquisar imagens através da internet, buscando novas fontes de conhecimento em robótica (histórias, filmes e lendas). Apresentar exposição de objetos confeccionados com sucata para conclusão do plano de aula.

Geral: Conhecimento de uma nova arte contemporânea: robôs, cyborgs ou androides.           
Específicos: Realizar obras de arte.


Conteúdo: Introdução     O papel da robótica na arte contemporânea em conjunto com outras formas e sistema, com o vídeo, a multimídia, e as instalações interativas produzem um maravilhoso efeito, portanto, nós estudantes de arte propomos uma viagem a era robótica. E para compreensão do discente buscamos as lendas, uma grega e a segunda judia, para demonstração do contexto histórico, a evolução, e hoje à revolução de como a robótica atua na arte contemporânea. Demonstrando assim o poder do homem em criar e dar vida a arte robótica com o artista contemporâneo Leonel Moura.  
    Iniciamos relatando a lenda grega de Galateia para demonstrar os mais recentes perfis imaginários de robôs, cyborgs e andróides.
    A lenda de Pigmalião e Galateia que é originária da ilha de Chipre, onde havia um importante santuário dedicado a Afrodite. No mito, Pigmalião era um exímio escultor cipriota que, horrorizado pelo comportamento indecente das mulheres de Chipre, optou por viver isolado e imerso em seu trabalho. Mas, como não era insensível à beleza feminina, esculpiu uma imagem de mulher, em marfim, para fazer-lhe companhia.
   A figura esculpida era de uma beleza tão grande, trabalhada com tanta arte e parecia tão viva, que o escultor apaixonou-se por sua obra... Beijava-a, dava-lhe roupas e jóias, e chamava-a de Galatéia. Depois de algum tempo, tão atormentado ficou que implorou a Afrodite, durante um festival em sua honra, que lhe permitisse encontrar uma mulher igual à estátua de marfim.
   A deusa ouviu a súplica e, benévola, atendeu em parte o pedido. Quando Pigmalião regressou à sua casa, a estátua de marfim ganhou vida e se tornou sua esposa. Tiveram um filho, Pafos, epônimo da cidade cipriota de Pafos, e uma filha, Metarme. (greciantiga.org/arquivo.asp?num=0655).
   Após o relato da primeira lenda, com o mesmo intuito, introduziremos também a lenda de Golem (lenda judia) que se encontra no site: educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/golem.htm.
 
   
    E em sequência ao trabalho do artista Moura, apresentaremos seus trabalhos na Galeria de Arte via internet, utilizando o endereço eletrônico: http://www.lxxl.pt/. Finalizando a apresentação do artista introduziremos as imagens contextualizando com outras artes robóticas. Endereços: Fábioragonha: WWW.webmaster.pt, Dune Bogie:  WWW.webmaster.pt, Mech.chameleon by tommaso, Hulk versus mech e                                  Rap: WWW.leonelmoura.com. E também acrescentaremos fotos de um artista da cidade, Romeu Santos, mostrando a habilidade do homem na criação de seus robôs.




   Para haver dinâmica acrescentamos um filme ligado a robôs e humanos “Transformers”; e a confecção de robôs com sucatas, feito pelos alunos, e assim fechando o trabalho com uma exposição das obras de artes.
  


Tempo: sete aulas


Metodologia: Conhecimento prévio, pesquisa, fundamentação e execução.


Recursos: Multimídia, filme, sucata, máquina fotográfica.


Avaliação: Exposição – produto final.


Referências:
greciantiga.org/arquivo.asp?num=0655
educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/golem.htm
Fábioragonha: WWW.webmaster.pt,
Dune Bogie:  WWW.webmaster.pt,
Mech.chameleon by tommaso,
Hulk versus mech.







Nenhum comentário:

Postar um comentário