sábado, 8 de dezembro de 2012

Caminhando com a natureza


Vídeo- arte – Caminhando com a natureza                        
Este vídeo arte foi feito com o Programa Pinnacle. Elaboramos o trabalho pensando em estabelecer um elo entre a natureza, o homem e a água. Hoje a ecologia é um tema que está em alta e nós adoramos a prática de esporte, a caminhada, e por isso concordamos em montar este vídeo. O caminho que aparece no vídeo fica situado em nossa cidade, numa estrada vicinal que faz ligação com o município de Itatinga. Realizamos a caminhada no entardecer. A natureza está vibrante nesta época, isto pelas chuvas que são constantes. O número de pessoas que realizam este tipo de esporte em minha cidade é muito grande e muito incentivado pelos governantes.
Fazer caminhada pelas estradas vendo a natureza, a água que corre pelos córregos e riachos em meio de pedras, faz com que nos distanciemos dos problemas do dia a dia e realmente possamos estar conectados com nosso íntimo, em paz com o universo que nos cerca. O vídeo mostra muito essa conexão com o verde das matas, o canto dos pássaros, o barulho da água correndo, a volta das pessoas para cidade que trabalham em sítios. É um vídeo que realmente nos leva a pensar que natureza é vida.
No vídeo nos utilizamos apenas às ferramentas para montagem das cenas, o ícone do texto e som. Tivemos um pouco de dificuldade no começo para conseguirmos utilizar o programa, mas com acertos aqui e ali conseguimos nos adaptar a ele. O vídeo ainda ficou com alguns erros, mas nós tínhamos de terminá-lo para poder enviar para a plataforma. Depois de editado ele ficou bom, mesmo sendo o primeiro.
Este trabalho foi realizado pelas alunas Isabel Regina dos Santos Rodrigues e Rosane Maria Branco do Amaral, alunas do Polo de Itapetininga/SP, moradoras na cidade de Angatuba, onde foi realizado o vídeo. O mesmo poderá ser visto neste endereço da internet:

PROJETO EXTENSÃO: TV VAI À RUA


Atividade 9- Projeto de extensão: TV vai à rua
Projeto de Extensão - Memorial Descritivo

          O Projeto de Extensão aconteceu no Pólo de Itapetininga e foi apresentado no saguão de entrada da unidade, por ser um local com grande fluxo de pessoas. Convidamos os estudantes de outros cursos a participarem.
          Foi feita uma caixa, denominada “Caixa de Pandora” (mitologia), decorada com frases como: “Amorteinspira”, “Amorteleva”, dando dupla relação, com a morte e o amor. Essa caixa ficava cobrindo o notebook, onde iria ser visualizado um vídeo. A pessoa abria a “Caixa de Pandora” liberando os males do mundo, fazendo um paralelo com a mitologia.

          Foi produzido um vídeo com cenas de grande impacto, como o ataque às torres gêmeas dos EUA, tsunamis, fome na África, guerras... cenas que remetem a sentimentos negativos. Depois as cenas se modificam, mostrando crianças felizes, brincando, fazendo alusão a esperança, há dias melhores, a sentimentos positivos.
Após assistirem o vídeo, o público se expressou desenhando e/ou escrevendo no papel sobre o que sentiram assistindo ao vídeo. Foi disponibilizado material para fazerem as referências, como papel, lápis, caneta, tinta e pincel.
          Participaram da idealização, produção e execução do projeto os alunos Isabel, Gilberto, Lucélia, Rosane e Roseli.