domingo, 28 de outubro de 2012

O Quarto Poder e Muito Além do Cidadão Kane



                       
            O filme O Quarto Poder, do diretor Costa Gravas (cineasta grego naturalizado francês, notabilizou-se por seus filmes de natureza política e ficção social, teve grande destaque no cenário internacional pelo filme Z), estrelado por Dustin Hoffman, como Max Bracket, repórter da TV noticiário local, o qual estando em decadência profissional, se vê frente a uma possível grande notícia de sequestro que envolvia um grupo de pequenos estudantes, a diretora do museu e uma professora; e, do outro lado, John Travolta, atuando como vigia demitido de um museu, que tenta desesperadamente reaver seu cargo usando para isto a força de persuasão de uma arma. Max como bom profissional atento a notícias de impacto faz desse momento dramático para o vigia, uma forma de voltar a atuar com destaque novamente na mídia. Sam se transforma em uma “presa” e notícia muito fácil para Max, que se aproveitando da fragilidade deste transforma o drama pessoal do mesmo em um caso de dramaticidade nacional.
            No documentário Muito Além do cidadão Kane, produzido pela BBC tendo como diretor Simon Hartog, aborda as relações entre a mídia e o poder do Brasil focando diretamente os bastidores da poderosa emissora da TV Rede Globo e seu responsável legal o Sr.Roberto Marinho. Este documentário mostra como o poder da notícia televisiva envolve e tem grande influência no povo brasileiro.
            Nestes dois episódios explanados acima podemos dizer com certeza que há entre eles algo muito parecido que é o poder da mídia em sugestionar e instigar aquilo que lhes é mais adequado no momento, como fez o repórter com relação ao vigia no museu e a Rede Globo (documentário) com relação aos seus telespectadores; ambos de maneira grosseira e ao mesmo tempo extremamente manipuladora utilizaram os meios de telecomunicação, cada um ao seu jeito, fazendo da notícia o estopim de um evento que se fosse encarado normalmente (sem a influência destas) seria algo, talvez de menos impacto para a sociedade.


                                                      
                                                                   







Analisando a TV


  Analisando a TV

                Como tenho pouco tempo para assistir TV procurei ver um programa humorístico no final de semana, escolhi  o Zorra Total, este é focado para todas as idades, e tem vários enfoques, como: racismo, pobreza, meios de transportes, turistas no Brasil, política entre outros temas.
            Este episódio o qual assisti fez várias menções a contos infantis e o sonho de várias meninas em encontrar seu príncipe encantado; neste quadro o príncipe era um estrangeiro que pouco falava o português e que estava à procura de sua princesa, a qual acaba encontrando no metrô. A mesma ao invés de se sentir feliz tem medo e foge, e isto por causa de seqüestros e roubos tão comuns no nosso país. Neste enredo pude perceber os vários temas levantados para a respectiva reflexão do telespectador, como: valores éticos, sociais, culturais, religiosos firmados e negados, as roupas dos personagens e suas atitudes, a questão de roubos, a corrupção na política, a mansidão do cidadão com relação a este item e também como não poderia deixar de ser comentada a relação dos brasileiros e a internet.
            Nos intervalos do programa as propagandas veiculadas eram as normais de todas as horas do dia, dando um enfoque maior as bebidas alcoólicas (cervejas), venda de CDs, etc. As mercadorias com certeza têm relação com o público que assiste, são produtos destinados a um público mais adulto, mesmo sendo o programa dito para todas as idades.
            O programa Zorra Total foi uma criação de nosso saudoso Chico Anísio, que já em seus primeiros programas mencionava temas fortes referentes ao dia a dia do brasileiro. Não tinha pudores em mostrar realmente seus pensamentos e seus quadros foram ricos em piadas e estereótipos inteligentes, com grande riqueza em detalhes, como o Sr. Popó, a Salomé, entre outros. Teve uma grande passagem pela TV Rede Globo, um pouco tumultuada, mas este nunca deixou de fazer suas críticas através de seus personagens.
"O artista vem se comportando de modo incompatível com os padrões éticos e de qualidade da emissora, o que exige a suspensão de sua participação na grade de programação", afirmou a Globo na ocasião.

            Zorra Total nasceu com o humor deste grande artista o qual nunca vai deixar de ter a sua marca, por mais que tentem colocar novas figuras humorísticas, a sua frente sempre terá a imagem deste grande autor e produtor, este que procurava mostrar de forma cômica as várias faces do Brasil; acredito que mesmo de uma forma diferente e mais escandalosa o intuito do programa atual, que veicula aos sábados, é o mesmo de Chico Anísio.
            Segue abaixo algumas imagens do programa: